Notícias

Viés de dados afeta 57% das organizações do País

Risco escondido da Inteligência Artificial preocupa mercado

A Progress (Nasdaq: PRGS), fornecedora confiável de software para desenvolvimento de aplicações e infraestrutura, anuncia os resultados de sua pesquisa global "Data Bias: The Hidden Risk of AI" ("Enviesamento de dados: o risco escondido da IA”, em português). Conduzido pela empresa de pesquisa independente Insight Avenue, o estudo da Progress é baseado em entrevistas com mais de 640 profissionais de negócios e TI em todo o mundo, em cargos de direção e acima, que usam dados para tomar decisões e que usam ou planejam usar inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML ou machine learning, em inglês) para apoiar suas tomadas de decisão. O relatório completo e as conclusões podem ser encontrados aqui.

Os vieses da dados (ou data bias, em inglês) muitas vezes são herdados por experiências culturais e pessoais daqueles que constroem os modelos de inteligência artificial e de machine learning, produzindo resultados inesperados e potencialmente prejudiciais às pessoas e organizações. No entanto, apesar do risco de armadilhas legais e financeiras, há uma falta de compreensão em torno do treinamento, processos e tecnologia necessários para lidar com esse fenômeno de maneira eficaz.

A pesquisa indica que, no mundo, 78% dos decisores empresariais e de TI acreditam que o viés de dados se tornará uma preocupação maior à medida que o uso de IA/ML aumenta, mas apenas 13% deles estão atualmente tratando disso e têm um processo de avaliação contínuo. No Brasil, 57% das organizações afirmam sofrer com o enviesamento de dados, 82% acreditam que ter uma abordagem sustentável à questão permitirá o crescimento da confiança na automação de decisões, e 75% confirmam que precisam fazer mais para lidar com esse problema.

Quando questionados sobre os benefícios de tomar medidas para evitar enviesamento de dados, os destaques apontados por líderes de negócios e TI brasileiros são:

  • 96% deles acreditam em um potencial aumento das oportunidades de mercado;
  • 92% dizem que isso trará mais atratividade para o cliente e uma tomada de decisão mais eficaz;
  • 90% pensam que isso ajudará a melhorar a diversidade e a inclusão.

Entre os principais riscos de não abordar adequadamente o viés de dados:

  • 61% dos executivos brasileiros citam possíveis danos à reputação e credibilidade;
  • 57% deles estão preocupados com problemas de segurança e governança.

Além disso, entre as maiores barreiras apontadas por eles:

  • 47% dos executivos enfrentam uma falta de ferramentas para identificar e mitigar o fenômeno;
  • 45% sentem que não têm a compreensão sobre a melhor maneira de evitar o viés de dados;
  • 43% mencionam a falta de conscientização de possíveis enviesamentos.

Os resultados da pesquisa também mostram que:

  • 80% dos líderes brasileiros acreditam que a ética em torno da automação de decisões se tornará mais importante e urgente nos próximos dois anos;
  • 78% das organizações no Brasil preveem tornar-se mais dependentes de IA/ML para a tomada de decisão nos próximos anos;
  • 71% das empresas brasileiras estão trabalhando para garantir a integridade dos conjuntos de dados a fim de evitar e resolver problemas com o enviesamento de dados.

"Os dados do estudo são convincentes: há uma preocupação crescente e muito a ser feito em relação ao enviesamento de dados no Brasil. As informações deixam claro como este fenômeno pode afetar negativamente as operações comerciais e a tomada de decisões em todos os setores", comenta Francisco Larez, vice-presidente da Progress para América Latina e Caribe. “À medida que identificamos novas capacidades de inteligência artificial e machine learning, queremos apoiar nossos clientes para garantir que eles tenham as informações corretas para tomar as melhores decisões. Nesse sentido, este levantamento da Progress é revelador", completa.

Sobre a pesquisa “Data Bias: The Hidden Risk of AI”

Encomendada pela Progress, a pesquisa "Data Bias: The Hidden Risk of AI" foi conduzida pela Insight

Avenue, uma empresa de pesquisa sediada no Reino Unido, especializada em pesquisa de tecnologia business-to-business. Os resultados são baseados em entrevistas com profissionais de negócios e TI localizados nas Américas, Europa e Ásia, com foco no uso de dados na tomada de decisões. Estes profissionais vêm de organizações com mais de 500 funcionários para entender melhor a conscientização geral sobre o viés de dados, como isso impacta as empresas e o que elas têm feito para lidar com a questão. As conclusões completas do estudo estão disponíveis em

https://www.progress.com/resources/papers/data-bias-the-hidden-risk-of-ai.

Sobre a Progress

Dedicada a alavancar os negócios em um mundo que se move pela tecnologia, a Progress (Nasdaq: PRGS) ajuda as empresas a impulsionar ciclos mais rápidos de inovação, acelerar o impulso e seu caminho para o sucesso. Como fornecedora confiável dos melhores produtos para desenvolver, implantar e gerenciar aplicações de alto impacto, a Progress permite que os clientes desenvolvam as aplicações e as experiências de que necessitam, implantem onde e como quiserem e gerenciem tudo com segurança. Centenas de milhares de empresas, incluindo 1.700 empresas de software e 3,5 milhões de desenvolvedores, dependem da Progress para atingir seus objetivos de forma confiável. Saiba mais em www.progress.com ou no LinkedIn, YouTube, Twitter, Facebook e Instagram.