Com uma taxa de turnover superior a 56% no Brasil, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), abordagens que tornam os colaboradores mais participativos e satisfeitos com seus cargos ganham cada vez mais adeptos.
Esse é o caso dos Incentivos de Longo Prazo (ILP), planos de remuneração que buscam recompensar o colaborador que permanece por extensos períodos na empresa. Em 2023, o alcance destes planos aumentou, tendo a parcela de empresas pesquisadas que incluem o nível de gerente nas concessões, crescido de 37%, registrados em 2022, para 47% no último ano, conforme aponta a pesquisa avançada de Incentivos de Longo Prazo da SG Comp.
Para a Propay, empresa de serviços e tecnologia para RH, incluir ILPs dentro do plano de carreira dos colaboradores pode ser um mecanismo benéfico para as companhias e funcionários, garantindo, inclusive, um diferencial competitivo entre as organizações no que diz respeito à disputa pelos talentos mais capacitados.
“Opções de compras de ações e bônus de longo prazo, que são modalidades dentro da estratégia de Incentivos de Longo Prazo, estão cada vez mais comuns, transcendendo somente as funções de diretoria, vice-presidência e presidência. Conforme aponta o levantamento da SG Comp, podemos observar uma maior aderência a essa estratégia e a explicação está no fato de vivermos em um mercado cada vez mais volátil e competitivo’’, explica Samantha Salese, Diretora de Gente e Gestão da Propay.
Aumento na aderência aos programas de ILP
O aumento do grau de alcance dos planos de ILP não se restringiu ao nível gerencial. A elegibilidade também subiu nos níveis não gerenciais, de 24% em 2022 para 29% em 2023.
Para Paulo Saliby, Sócio e Fundador da SG Comp Partners, trata-se, possivelmente, de um movimento motivado por tempos de maiores restrições de recursos para aumentos de salário fixo, promoções ou bonificações monetárias de curto prazo.
“Os incentivos de longo prazo aumentam a capacidade de retenção por intermédio de instrumentos que não geram consumo de recursos de curto prazo das empresas”, explica o Sócio e Fundador.
A maior abrangência interna dos planos de ILP capturada na pesquisa pode ser um indicativo de um início da popularização deste tipo de estratégia. “Sabemos que promover colaboradores e garantir aumentos salariais é um desejo mútuo das empresas e dos funcionários. Entretanto, assegurar promoções para todo um time, por exemplo, é inviável para a maioria das folhas de pagamento das companhias. O ILP é uma estratégia que garante reconhecimento para a empresa e que permite melhor autonomia monetária para as organizações’’, ressalta a Diretora de Gente e Gestão da Propay.
Employee Experience em foco
Em meio às dificuldades de recrutamento de profissionais altamente qualificados, o employee experience ou experiência do funcionário em português, tem ganhado cada vez mais destaque.
Isso porque de acordo com o estudo realizado pelo portal Empregos.com.br em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), mais da metade dos brasileiros estão insatisfeitos com o próprio salário. O levantamento demonstrou que 51,8% dos respondentes acreditam receber menos do que o ideal.
“Estamos vivenciando um cenário complexo em que profissionais enfrentam dificuldade para encontrar e reter talentos, enquanto os trabalhadores também vivenciam experiências frustradas dentro das empresas. Estamos caminhando para um despertar das companhias em meio a colaboradores cada vez mais exigentes’’, finaliza Salese.
Sobre a Propay
Há 24 anos no mercado, a Propay é uma das principais empresas de serviços de tecnologia do Brasil com foco em RH. Atendendo empresas dos mais diversos portes e segmentos, conta com mais de 160 clientes utilizando seu portfólio de soluções. Sua missão é focar nas principais dores do RH, permitindo que as companhias estejam à frente do que realmente importa – gerir negócios, processos e pessoas com qualidade. Com três pilares de serviço compostos por soluções para folha de pagamento, integrações tecnológicas e corretora de benefícios, a Propay garante a gestão integrada das ações essenciais de departamento pessoal à organização. Atualmente a Propay conta com aproximadamente 300 colaboradores, abrangência nacional, serviços customizáveis e aposta em sua expertise como vetores para ajudar os clientes em tomadas de decisão ao focarem em um RH estratégico.
Sobre a SG Comp Partners
A SG Comp Partners é uma Boutique de Remuneração independente que desenha e implementa planos estratégicos de remuneração, que permitem que as companhias possam, não somente captar, mas reter e engajar seus profissionais mais talentosos. Combinando visão estratégica com o entendimento de pessoas, mercado, melhores práticas de remuneração, profundo conhecimento da complexidade do negócio e uma proposta de soluções sob medida, de acordo com a maturidade de cada empresa, a SG Comp Partners ajuda seus clientes a crescerem, utilizando processos avançados e inteligentes, baseados nos pilares: ser simples, prático e funcional.