No dia 13 de setembro, comemora-se o Dia do Programador (Desenvolvedor). Esse profissional vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de tecnologia no Brasil e no mundo. Com o avanço da transformação digital, a demanda por profissionais qualificados na área cresce constantemente. Uma pesquisa realizada pela consultoria internacional IDC aponta que o Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de desenvolvedores de software, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Segundo uma pesquisa da Microsoft, existem atualmente mais de 400 mil profissionais de desenvolvimento e programação no Brasil.
Muitos desses profissionais trabalham como PJ (Pessoa Jurídica) e, em alguns casos, para empresas no exterior. É nesse momento que a tecnologia, que eles próprios ajudam a desenvolver, torna-se uma aliada na hora de o programador organizar as suas finanças.
A contabilidade online, por exemplo, é uma maneira eficiente de o programador manter a documentação da empresa em dia, sem enfrentar muita burocracia. A Agilize, primeira empresa de contabilidade online do Brasil, atende empresas de diversos segmentos e só na área de tecnologia são mais de 7 mil empresas em todo o país. Segundo o CEO da empresa, Rafael Caribé, desde 2019 houve um aumento significativo no número de prestadores de serviço na área de desenvolvimento, incluindo aqueles que atuam para o exterior.
“Entre nossos clientes estão muitos desenvolvedores de software, que adoram uma novidade. Prestamos assessoria para explicar como emitir uma nota fiscal, como receber pagamentos e quais tributos são aplicáveis para cada modalidade de atuação”, explica o CEO.
Essa evolução no mercado de tecnologia trouxe uma demanda crescente por soluções que não apenas facilitem a emissão de notas fiscais e o recolhimento de tributos, mas que também ajudem os desenvolvedores a aproveitarem as vantagens fiscais disponíveis.
Fernando José, contador e líder de treinamento da Agilize Contabilidade Online, reforça que é justamente nesse cenário que o planejamento tributário se torna essencial.
Ele explica que a carga tributária sobre a Pessoa Física é bastante elevada, começando em 7,5% e podendo chegar a 27,5%, a depender do valor recebido mensalmente. Ao prestar serviços para o exterior, o desenvolvedor pode ter isenções de alguns impostos – como ISS, PIS e COFINS – e a alíquota a pagar passa a ser de 6%. “Caso haja isenção, a Pessoa Física pagará menos que isso”, acrescenta Fernando.
“Hoje, auxiliamos desenvolvedores a empreenderem e evitarem tributar tudo na Pessoa Física devido à carga tributária elevada, facilitando a abertura do CNPJ. Uma vez constituída a empresa, fornecemos todas as orientações fiscais e tributárias necessárias para esse ramo”, complementa.
A atividade de desenvolvimento começa com uma tributação mais alta, no Anexo V, com 15,5%. “O cliente da Agilize pode utilizar um robô chamado Fator R, que indica o regime tributário ideal para reduzir a carga de impostos. Quando ativa esse robô, ele deixa de pagar os 15,5% do Anexo V e passa a pagar a partir de 6%, que é o benefício fiscal do Anexo III”, explica o líder de treinamento.
A empresa de contabilidade também disponibiliza uma ferramenta para geração de invoice, usada na criação de documentos para envio internacional. "Empresas do exterior não solicitam nota fiscal, mas o invoice, que é uma fatura. Então, liberamos um gerador de invoice totalmente gratuito para facilitar o contato do cliente no Brasil com seus contratantes internacionais”, esclarece o contador.
A importância do programador
O trabalho do programador é essencial para o desenvolvimento de novas tecnologias que transformam a nossa vida. Esses profissionais criam soluções que melhoram desde a comunicação até a gestão de negócios, ajudando empresas e indivíduos a serem mais eficientes. Além disso, o papel do programador vai além de desenvolver software. Eles inovam, solucionam problemas e colaboram diretamente com o crescimento econômico global. No caso dos programadores que trabalham como PJ, a contabilidade online é uma aliada valiosa, pois facilita o processo de regularização fiscal, permitindo que eles se concentrem no que fazem de melhor: programar e transformar o mundo com suas criações.